Seu e-mail foi enviado com sucesso.
Em breve entraremos em contato com você.

Ocorreu um erro no envio do seu e-mail.
Verifique os campos marcados em vermelho.

DCIM Conceito

DCIM DataFaz: Monitoramento e Gestão de Data Centers e Ambientes de Missão Crítica.

 

banner-dcim-specto

DCIM – Data Center Infrastructure Management, em português é um Sistema de Gestão e Monitoramento de Data Center, tem como principal objetivo permitir ao gestor de TI obter informações, em tempo real, sobre a situação do ambiente, como está o uso dos recursos, e quais os seus pontos críticos. Deve permitir atuação direta sobre elementos da infraestrutura, fazer simulações, previsões e planejar modificações.

dcim-spectoÉ uma plataforma que consiste em hardware e software, implantada em data center visando sua operação otimizada. DCIM pode ser considerado uma ferramenta técnica e de negócios. Técnica, pois permite uma análise e intervenção sobre a infraestrutura que atua, e de negócios, pelo fato de que está voltada para a melhoria da performance, alta disponibilidade e principalmente, a redução de custos visando uma melhor eficiência energética.

Com o uso de DCIM em ambientes críticos, a gestão de recursos é otimizada, o desempenho de dispositivos são melhorados, a energia é economizada, os custos operacionais são reduzidos e os passos futuros de crescimento pode ser mensurados. Com informações disponibilizada por uma solução DCIM, os gestores serão capazes de realizar ações diretamente sobre os componentes de infraestrutura do data center, realizar simulação voltadas para a melhoria do trabalho, fazer previsão de expansão, analisar e planejar mudanças apropriadas quando necessário.

Desenvolvida pela Specto, a Plataforma DataFaz é um DCIM que realiza o monitoramento, em tempo real, dos parâmetros físicos de Data Centers e outros ambientes de missão crítica. A supervisão é feita via web, tablets ou celulares. A solução engloba o monitoramento de energia (tensão, corrente, potência, circuitos on-off), de umidade, fumaça, poeira, temperatura, infiltrações de água e inundação, controle dos acessos (portas, racks, emissão de senhas) e sistema do CFTV (Circuito Fechado de TV).

Aplicações do DataFaz:
Em ambientes onde informações críticas devem ser obtidas e gerenciadas em tempo real, tais como:

  • – Data Centers – CPD
  • – Centros de Controle e Operações – CCO
  • – Subestações de Energia
  • – Centrais de Telecomunicações
  • – Hospitais, Centro Cirurgicos
  • – Túneis e Estações
  • – Salas de Automação/Operação Industrial
  • – Outros ambientes de missão crítica
  • – Detalhes Técnicos

 

Veja especificações técnicas detalhadas em nossos catálogos de produtos e serviços.

Sensores e Monitoramento

banner_dcim_sensores

O DataFaz consegue monitorar em tempo real, quaisquer uma das grandezas que compõem um Data Center.

Sistema Elétrico9
Geradores, No-Break e sistemas de distribuição são plenamente monitorados através do DataFaz, possibilitando a voce receber alertas de problemas e relatórios de eficiência energética.

7Sensor de inundação
Através do sensor de inundação, o DataFaz consegue perceber qualquer vazamentos, e alertar o gestor do problema.

 

6Sensor de Umidade
Ambientes críticos precisam ter seu nível de umidade estritamente controlados. O Datafaz utiliza sensores para medir, ao longo do tempo, os níveis seguros de umidade.

 

5Sensor de Fumaça
Através de sensores de fumaça, o DataFaz consegue controlar e enviar alertas sobre problemas de incêndio.

 

2Integração
O DataFaz une sob a mesma plataforma, controles de diferentes dispositivos, como Sistemas de Ar-Condicionado, Geradores, No-Breaks, Combate a Incêndio e iluminação.

 

1CFTV
Através do DataFaz é possível monitorar, em tempo real, todas as câmeras presentes em seu ambiente crítico, podendo programar gravações.

 

4Sensor de Temperatura
Quando lidamos com servidores, a temperatura é vital no rendimento e no tempo de vida dos equipamentos. O DataFaz alerta quando os níveis excedem seu mínimo ou máximo.

 

3Controle de Acesso
O DataFaz coordena autorizações de entrada e saída com customização de horários para diferentes tipos de hierarquia de acesso.

 

8Sensor de Presença
Através do sensor de presença, é possível ativar dispositivos, como câmeras e iluminação, quando detectar movimento.

Conheça nosso Blog sobre o tema DCIM, com muitas informações. Saiba mais >>

Cases:

embraerA plataforma DataFaz DCIM foi instalada no novo data center da Embraer (Data center F20), em São José dos Campos. O DataFaz é um DCIM totalmente brasileiro, original e inovador, amplamente utilizado em diversos sites no cenário nacional. A plataforma instalada e já em operação desde o final de 2014, é constituída de software e hardware com o objetivo de fornecer ferramenta de automação para racionalização e monitoramento do consumo de energia, controle de temperatura, umidade, inundação, controle de acesso, CFTV e sensoriamento ambiental.

Toda a topologia da solução segue padrões recomendados pela norma brasileira NBR 14565:2013 e acompanha as últimas versões de normas e recomendações do Uptime Institute, TIA, BICSI e demais órgãos reguladores.

O DataFaz DCIM é um software web-based, que permite acesso pelos principais browsers do mercado. Possibilita a apresentação no formato gráfico de métricas de eficiência energética tais como PUE/DCiE, disponibiliza alertas em tempo real, faz a integração com subsistemas com utilização de protocolo aberto e possui módulos para CFTV e controle de acesso. Saiba mais >>

embrapaNa EMBRAPA a solução compreende a instalação de sensores, atuadores e demais dispositivos para a plataforma, bem como serviços de configuração do Sistema, treinamento de usuários e start-up do sistema. Inclui a integração com o Sistema de UPS existente utilizando protocolo SNMP, bem como gestão e monitoramento de inundação com sensores tipo cordão (6 metros), medidores de umidade, detectores de fumaça, medidores de energia trifásico, controles de acesso, câmeras de CFTV digitais IP PoE, servidores, controladora e cabeamento cagtergoria 6 para interligação dos dispositivos. Tudo controlado pelo software DataFaz DCIM. Saiba mais >>

 

Outros cases importantes:

rbs jmanuceli gm   donahelena totvs